A Alemanha, em sub-23, e Itália, em juniores, conquistaram hoje, em Anadia, Portugal, os títulos europeus de contrarrelógio misto.

As provas, com equipas de quatro corredores – dois de cada género – desenrolaram-se no mesmo percurso de 22 quilómetros onde ontem decorreram os contrarrelógios individuais. Em ambas categorias etárias, competiram primeiro os masculinos, passando o testemunho às femininas na passagem pela meta. No total cada equipa completou 44 quilómetros.

O melhor registo foi estabelecido pelos sub-23 da Alemanha, Maurice Ballerstedt, Tobias Buck-Gramcko, Ricarda Bauernfeind e Linda Riedmann, com 58m26s. A vitória folgada deveu-se ao desempenho da dupla feminina germânica, uma vez que na passagem dos masculinos seis das nove seleções estavam separadas por menos de 25 segundos.

No final, os alemães triunfaram com uma margem de 1m16s sobre os suíços Fabio Christen, Arnaud Tendon, Jasmin Liechti e Annika Liehner e de 1m49s relativamente aos neerlandeses Lars Boven, Tim Marsman, Mischa Bredewold e Femke Gerritse, que também subiram ao pódio.

Portugal, competindo com António Ferreira, Pedro Pinto, Sofia Gomes e Beatriz Roxo, ficou a 7m19s da nação vencedora.

A vitória italiana em juniores nasceu de um desempenho acima da média da dupla masculina, Alessandro Cattani e Nicolas Milesi, que deu aos transalpinos o melhor registo, folgado, na primeira metade da prova. As duas italianas, Valentina Zanzi e Alice Toniolli, controlaram a vantagem e fizeram parar o cronómetro em 1h02m20s.

A Alemanha, pelo contrário, recuperou terreno na fase feminina do contrarrelógio, acabando apenas a 3 segundos de Itália, o que deu a medalha de prata a Louis Leidert, Fabian Wünstel, Hannah Kunz e Jette Simon. A Estónia, através de Oliver Rüster, Lauri Tamm, Elisabeth Ebras e Laura Sander, ficou com o bronze, a 42 segundos da equipa vencedora.

O quarteto sub-19 português, formado por Tiago Nunes, Rúben Rodrigues, Íris Chagas e Inês Santos, fechou a classificação, com mais 5m49s do que os vencedores.

Amanhã iniciam-se as provas de fundo. Às 10h00 será dado o tiro de partida para os 83,1 quilómetros da corrida de sub-19 femininas. Os sub-19 masculinos partem às 14h00 e vão completar 125,9 quilómetos.

©2022 UEC JUNIORS & U23 EUROPEAN CHAMPIONSHIP

Log in with your credentials

Forgot your details?