Os Campeonatos da Europa de Pista juniores e sub-23 arrancaram esta quinta-feira no velódromo de Sangalhos, com Bélgica, Itália, França e Alemanha – esta seleção a mais ganhadora – a conquistarem os primeiros títulos em disputa.

Foram as belgas quem começaram muito forte na sessão da tarde, altura em que as primeiras medalhas estiveram em disputa. Lani Wittevrongel foi a melhor entre as juniores na corrida de scratch. A prova foi realizada a um ritmo relativamente calmo até à parte final. Quando houve uma aceleração a belga conseguiu superiorizar-se à polaca Maja Tracka e a israelita Ori Bash.

E quando ainda se celebrava entre a comitiva da Bélgica esta vitória, Shari Bossuyt mostrou toda a sua classe na prova de eliminação em sub-23. Quando chegou o momento de discutir o ouro com a britânica Sophie Lewis, esta não teve capacidade para reagir ao ataque da adversária. A francesa Kristina Nenadovic ficou com o bronze.

Itália também haveria de conquistar dois títulos: na perseguição individual, por intermédio de Vittoria Guazzini – com a britânica Ella Barnwell e a italiana Silvia Zanardi a fecharem o pódio – e com Davide Boscaro a sagrar-se campeão na eliminação, ambos em sub-23. Nesta corrida, alemão Tim Torn Teutenberg e o polaco Filip Prokopyszyn ficaram com a prata e bronze, respetivamente.

França também conseguiu um ouro neste primeiro dia, com Rafael Delhomme a ser campeão de scratch em juniores, relegando para a segunda posição o italiano Lorenzo Anniballi e para a terceira o britânico Jed Smithson.

Porém, foi a Alemanha a que mais venceu, comprovando mais uma vez ser uma das seleções mais fortes na pista. Na perseguição individual (sub-23) foram dois germânicos a lutar pelo ouro. Venceu Tobias Buck-Gramcko, com Nicolas Heinrich a ficar com a prata. Itália ficou com o bronze, através de Manlio Moro.

A seleção alemã dominou depois as provas juniores de velocidade por equipas. Torben Osterheld, Luca Spiegel e Danny-luca Werner venceram na categoria masculina e Lara-Sophie Jäger, Stella Müller e Clara Schneider na feminina.

As restantes medalhas ficaram para Polónia e Itália (prata e bronze, respetivamente) e na outra corrida para a República Checa e mais uma para a Polónia.

O segundo dia dos Europeus de Pista, este sábado, vai arrancar às 10 horas com a qualificação da velocidade por equipas de sub-23. A sessão da manhã está prevista decorrer até cerca das 14h30, com a da tarde a começar às 16 horas.

©2022 UEC JUNIORS & U23 EUROPEAN CHAMPIONSHIP

Log in with your credentials

Forgot your details?