A Bélgica, no setor masculino, e os Países Baixos, entre as femininas, conquistaram as medalhas de ouro nos contrarrelógios para sub-23 do Campeonato da Europa de Estrada, disputados na tarde desta quinta-feira, em Anadia, Portugal, sob temperaturas superiores a 35 graus.

As corridas disputaram-se no mesmo percurso de 22 quilómetros em que correram os juniores durante a manhã, mas com condições atmosféricas ainda mais adversas, devido à temperatura mais elevada e ao vento que começou a soprar com alguma intensidade.

O contrarrelógio masculino foi dominado pelo belga Alec Segaert. Depois do título europeu júnior de 2021 e da medalha de bronze no Mundial do mesmo ano, o corredor da equipa de desenvolvimento da Lotto Soudal foi o único a conseguir completar o percurso, com início e final em Sangalhos, em menos de 28 minutos.

O representante da Bélgica parou o cronómetro nos 27’25’’732 (média de 48,15 km/h). O segundo classificado, a 50,204 segundos, foi o croata Fran Miholjević, ciclista que na Volta à Sicília deste ano surpreendeu alguns nomes do WorldTour vencendo uma etapa. O terceiro classificado foi o francês Eddy Le Huittouze, ciclista da equipa de desenvolvimento da Groupama-FDJ, que gastou mais 51,764 segundos do que o vencedor.

Portugal esteve representado nesta prova por Pedro Andrade. O corredor português foi o 31.º classificado, a 3’14”599.

A luta pela medalha de ouro no contrarrelógio feminino de sub-23 foi bem mais equilibrada. A mais rápida, com 31’34’’124 foi a neerlandesa Shirin van Anrooij, que pedalou à média de 41,82 km/h. Seguiu-se a italiana Vittoria Guazzini, a 11,823 segundos, e a francesa Marie Le Net, a 12,678 segundos.

O pódio foi totalmente composto por corredoras do WorldTour feminino, uma vez que a vencedora representa a Trek-Segafredo e a segunda e a terceira classificadas integram o plantel da FDJ Nouvelle-Aquitaine Futuroscope.

Daniela Campos foi a melhor portuguesa na prova feminina, terminando na 16.ª posição, a 4’08”700. Beatriz Pereira foi a 24.ª, a 5’08”888.

O Campeonato da Europa prossegue nesta sexta-feira, ainda com contrarrelógios, na localidade de Sangalhos. Trata-se dos contrarrelógios mistos. Às 10h00 inicia-se a prova de juniores, estando a de sub-23 marcada para as 11h30.

É a primeira vez que se disputam contrarrelógios mistos em Europeus de Sub-23 e Sub-19. Em ambas as categorias cada seleção faz alinhar dois masculinos que, ao completarem uma volta de 22 quilómetros, passam o testemunho a duas femininas, que completam igual distância para estabelecer o tempo final da Seleção.

©2022 UEC JUNIORS & U23 EUROPEAN CHAMPIONSHIP

Log in with your credentials

Forgot your details?