A Chéquia e a Itália foram as nações com mais títulos conquistados no segundo dia de competição do Campeonato da Europa de Pista para Sub-23 e Sub-19, que decorre em Anadia, Portugal. Os dois países conquistaram três medalhas de ouro cada um, num total de nove provas que hoje conheceram vencedores.

A Itália impôs-se três disciplinas de resistência, vencendo as duas provas de perseguição por equipas e uma corrida de eliminação, todas na categoria de juniores. Na perseguição por equipas de juniores femininas, a Itália venceu diante da Alemanha, enquanto a Polónia fechou o pódio. Na mesma disciplina e categoria, mas no setor masculino, os italianos triunfaram, seguidos pelos alemães e pelos britânicos.

A outra vitória transalpina aconteceu em eliminação se sub-19 masculinos, uma corrida marcada por inúmeras quedas, que teve de ser interrompida várias vezes. Ganhou Matteo Fiorin, seguido pelo britânico Jed Smithson e pelo Zak Erzen, da Eslovénia. João Marques foi um dos participantes e um dos acidentados, conseguindo a 12.ª posição.

Os checos ganharam também três medalhas de ouro. O primeiro representante da Chéquia a ouvir o hino foi Matej Hytych, na disciplina de 1 km contrarrelógio, com 1’03”076. O segundo foi o alemão Kenneth Meng, com 1’03”302. O espanhol Beñat Garaiar fechou o pódio, com 1’03”364.

A checa Petra Sevcikova impôs-se na eliminação sub-23, graças a um ataque de longe, que lhe permitiu dobrar o pelotão. As restantes corredoras apenas puderam lutar pelas restantes medalhas, que ficaram para a britânica Ella Barnwell, que conquistou a prata, e a portuguesa Daniela Campos, que ficou com o bronze.

A terceira medalha de puro de hoje para a Chéquia foi conquistada por Barbora Nemcova, na disciplina eliminação para juniores femininas. Nesta corrida foi acompanhada no pódio pela ucraniana Anna Kolyzhuk, segunda classificada, e pela britânica Awen Roberts. Laura Simão foi a primeira a ser eliminada, acabando na 16.ª posição.

A Grã-Bretanha comemorou dois títulos de sub-23. William Tidball foi o mais forte no scratch, subindo ao pódio ladeado pelo austríaco Tim Wafler, segundo, e pelo ucraniano Kyrylo Tsarenko, terceiro. O português Rodrigo Caixas, muito ativo ao longo de toda a prova, foi o sétimo classificado.

O segundo triunfo britânico foi na corrida de encerramento do programa de sexta-feira, a velocidade por equipas sub-23. A vitória da Grã-Bretanha deu-se num duelo aceso com a Alemanha, com a vitória britânica a ser declarada por apenas seis milésimos de segundo. No terceiro lugar ficou a Itália.

A Alemanha impôs-se na velocidade por equipas de sub-23 femininas, numa competição em que participaram apenas dois países. A Polónia foi a segunda classificada.

 

CLASSIFICAÇÕES COMPLETAS

©2022 UEC JUNIORS & U23 EUROPEAN CHAMPIONSHIP

Log in with your credentials

Forgot your details?