O segundo dia de competição no Campeonato da Europa de BTT, em Anadia, assistiu a uma repartição equitativa dos títulos por três nações: Países Baixos, Itália e Eslovénia conquistaram um título cada.

A tarde ficou guardada para as provas de eliminação. No setor masculino assistiu-se a um empolgante duelo até à linha de meta, envolvendo o esloveno Jakob Klemencic e o português Ricardo Marinheiro. A correr em casa, o lusitano sonhou com a medalha de ouro. Desceu o “rock garden” de acesso à meta na frente, curvou na dianteira para a reta final e só foi batido nos derradeiros metros pelo esloveno. No terceiro lugar colocou-se o romeno Ede-karoly Molnar.

A corrida feminina de eliminação assistiu ao guião anunciado. Ou seja, a italiana Gaia Tormena, campeã mundial da especialidade, puxou pelos galões e impôs-se com autoridade. Foi seguida pela eslovaca Terézia Ciriaková e pela checa Zuzana Safárová.

Os Países Baixos triunfaram na estafeta mista (XCR), prova em que cada país compete com seis corredores – três masculinos e três femininas -, cada um fazendo uma volta ao circuito e passando o testemunho a um colega de equipa. Sendo uma corrida em que alinham ciclistas de ambos os géneros e de três categorias etárias diferentes, é normal haver alterações no ordenamento classificativo ao longo da corrida, em função das escolhas de cada selecionador para cada volta.

Apesar dessa natural oscilação, o domínio dos Países Baixos foi de tal ordem que começaram a comandar a prova na segunda das seis voltas, fazendo-o em solitário a partir da quarta volta. Desse modo, os neerlandeses conquistaram a medalha de ouro com clara supremacia, medida nos 50 segundos de vantagem sobre a equipa de Itália, que ficou com a medalha de prata. A Alemanha fechou o pódio, a 1m39s da nação vencedora.

O fim de semana está guardado para o cross country olímpico (XCO), principais provas do programa desportivo. No sábado competem os sub-19. Às 11h00 é a vez dos masculinos, ficando a prova feminina para as 14h00.

©2022 UEC JUNIORS & U23 EUROPEAN CHAMPIONSHIP

Log in with your credentials

Forgot your details?