O corredor suíço Jan Christen sagrou-se hoje campeão da Europa de fundo em sub-19, vencendo isolado a corrida disputada sob 40 graus, em Anadia, Portugal. A temperatura extrema levou a corrida a ser amputada de uma volta, disputando-se ao longo de 103,8 quilómetros, ao invés dos 125,9 previstos.

Uma fuga do português Daniel Lima, do francês Noa Isidore e do dinamarquês Henrik Breiner Pedersen deu-se com cerca de metade da distância percorrida, mas sucumbiu aos muitos esticões que aconteceram no pelotão, dinamizados por candidatos ao triunfo, à entrada para a penúltima volta.

Dessas movimentações destacar-se-ia um trio formado por Jan Christen, pelo norueguês Jørgen Nordhagen e pelo Léo Bisiaux. O trio isolou-se à entrada da penúltima volta e manteve-se unido até perto dos dez quilómetros finais. O primeiro a ceder seria o gaulês. Perante a oposição de Jørgen Nordhagen, o suíço desferiu um ataque, nos derradeiros cinco quilómetros, que lhe permitiu vencer isolado.

Jan Christen, que tem contrato com a UAE Team Emirates até 2027, chegou sozinho à meta, com 2h42m10s de corrida. Jørgen Nordhagen cortou o risco 19 segundos depois. Seria necessário esperar 2m02s pela chegada de Léo Bisiaux.

O primeiro grupo perseguidor, no qual estava incluído o português Daniel Lima, na 11.ª posição, chegou 2m33s após o vencedor.

O Campeonato da Europa de Estrada termina neste domingo, com as provas de fundo para sub-23. Às 10h00 será dada a partida para os 104,5 quilómetros da corrida feminina. Os homens partem às 14h00 e têm por diante 147,3 quilómetros.

©2022 UEC JUNIORS & U23 EUROPEAN CHAMPIONSHIP

Log in with your credentials

Forgot your details?