O terceiro dia do Campeonato da Europa de Pista de juniores e sub-23 foi dedicado às disciplinas de velocidade e contrarrelógio. E Itália dominou quase por completo todas as finais. Só não ganhou aquela onde não teve representante porque que de resto assistiram-se a grandes exibições dos atletas da seleção “azzurra”.

A Itália continua a ser uma das seleções em maior destaque no velódromo de Sangalhos. Na primeira final do dia, Matteo Bianchi realizou um tempo fenomenal para conquistar o título europeu num 1 quilómetro de contrarrelógio em sub-23: 1:00.911 minutos. A medalha de prata ficou para o alemão Anton Höhne (1:01.316), enquanto o britânico Hayden Norris ficou com a de bronze (1:01.541).

A senda italiana continuou na perseguição individual júnior. Federica Venturelli bateu a britânica Isabel Sharp, com a francesa Lara Lallemant a garantir o último lugar do pódio. A prova masculina foi das mais emocionantes do dia. Luca Giaimi e Ben Felix Jochum mantiveram o suspenso até ao fim. O italiano começou muito forte, mas o alemão pareceu que se preparava para quebrar a hegemonia azzurra. Porém, num último fôlego, Giaimi garantiu mais um ouro para o seu país. O britânico Joshua Tarling ficou em terceiro lugar.

E para não se perder o ritmo, a festa repetiu-se na perseguição por equipas de sub-23. Silvia Zanardi, Vittoria Guazzini, Eleonora Camilla Gasparrini e Matilde Vitillo realizaram uma parte final de corrida avassaladora para ganhar ao quarteto britânico, constuído por Eluned King, Ella Barnwell, Kate Richardson, Sophie Lewis. As alemãs Fabienne Jährig, Lana Eberle, Lena Charlotte, Hanna Dopjans ficaram com o bronze ao serem mais fortes que a equipa francesa.

Do lado masculino, Davide Boscaro, Mattia Pinazzi, Manlio Moro, Niccolo Galli estavam a realizar uma boa corrida, com os belgas a darem luta até que a queda de um dos seus ciclistas terminou com as aspirações ao título europeu. Gianluca Pollefliet, Noah Vandenbranden, Thibaut Bernard, Tuur Dens levaram para casa a medalha de prata. Os franceses Clément Petit, Nicolas Hamon, Eddy le Huitouze, Clément Cordenos garantiram o bronze ao baterem a equipa britânica.

A Alemanha foi a única seleção a intrometer-se na festa italiana deste sábado no velódromo. Colocou duas ciclistas na final de sprint em juniores, com Clara Schneider a sagrar-se campeã da Europa ao ser mais forte na final frente a Stella Müller. A belga Julie Nicolaes bateu a checa Anna Jabornikova na luta pela medalha de bronze.

As contas no medalheiro no que a ouros diz respeito estão agora em 10 títulos para Itália, contra cinco da Alemanha, a segunda seleção que mais vence em Sangalhos.

Este domingo, o dia será marcado pela disciplina do omnium que engloba quatro provas: scratch, tempo race, eliminação e corrida de pontos.

A seleção portuguesa não marcou presença nas provas deste sábado, mas domingo regressa à ação. Teremos participação no concurso de omnium de juniores, com João Martins a disputar a primeira das quatro corridas, o scratch, pelas 11h55. Margarida Teodósio será a representante da seleção portuguesa no feminino, com a prova de scratch a ter início pelas 11h40. Em sub-23, na corrida por pontos, teremos em competição Beatriz Roxo, pelas 16h45 e Diogo Narciso, às 17h50.

CLASSIFICAÇÕES COMPLETAS

©2022 UEC JUNIORS & U23 EUROPEAN CHAMPIONSHIP

Log in with your credentials

Forgot your details?