Os Campeonatos da Europa de Juniores e Sub-23 arrancam no dia 30 de junho com as provas de BTT, que se irão prolongar até ao dia 3 de julho, na Pista de XCO (Cross Country Olímpico) em Tamengos, em Anadia.

Serão 11 os títulos que vão estar em disputa entre os dias 30 de junho e 3 de julho na Pista de XCO da Curia em Anadia. Durante estes quatro dias vão ter lugar provas de XCO (Cross Country Olímpico), XCE (Cross Country Eliminação), XCC (Cross Country Curto) e XCR (Estafeta Mista), sendo que em 2021 foram as seleções da Itália e da Suíça a liderar na corrida pelas medalhas. Ambas conquistaram quatro no total, sendo que a Itália levou para casa duas medalhas de ouro e a Suíça uma medalha de ouro.

O dia 30 será destinado às provas de XCC, que serão disputadas num percurso de 1,7 quilómetros a partir das 11h00. Nesse dia vai estar em competição atletas das categorias júnior e elite, tanto no setor feminino como no masculino. A última prova do dia será a de elite masculina, que terá lugar pelas 17h30. De realçar o facto de esta ser a primeira vez que o Cross Country Curto integra um Campeonato da Europa.

As provas de XCR e XCE acontecem no dia 1 de julho, com a final de estafeta mista a ter lugar entre as 11h30 e as 13h00. Já o Cross Country Eliminação irá decorrer entre as 18h15 e as 19h00, num percurso com a extensão de um quilómetro, onde irão competir em simultâneo, atletas das categorias júnior, sub-23 e elite, divididos entre os setores feminino e masculino. De referir que os percursos de XCE e XCC são mais curtos e menos técnicos do que o de XCO, de forma a estarem adaptados à realidade de cada um destas competições.

O Cross Country Olímpico chega no dia 2 de julho, com os corredores da categoria júnior. O setor masculino vai competir entre as 11h00 e as 12h15 e as femininas entre as 14h00 e as 15h15.

O selecionador nacional de BTT, Pedro Vigário realça o feedback que tem tido das equipas e respetivos corredores que têm estado a treinar na Pista de XCO, em Tamengos, ultimamente. “É um percurso com quase 4 quilómetros, com muita fluidez e pouco acumulado. Não tendo subidas muito longas, existe um equilíbrio da componente técnica e da componente física”.

Pedro Vigário destaca ainda os pontos cruciais deste percurso e o tipo de corredor que poderá tirar mais vantagem. “Existem duas ou três zonas muito importantes e que merecem bastante atenção, duas subidas mais íngremes e, a nível de obstáculos, diria ainda o último ‘rock garden’, que é mais longo. Estes três pontos podem decidir a corrida. Este é um percurso para um corredor mais completo. É um circuito mais equilibrado que irá adequar-se mais a um atleta que consiga mostrar um equilíbrio entre a parte técnica e a parte física. Claro que o desenrolar da corrida vai depender de como enfrentarem o percurso, mas o ritmo deverá ser elevado desde início. Penso que as diferenças não serão muito grandes e o percurso poderá trazer surpresas. Isto, porque, apesar de não ter um acumulado muito elevado este circuito obriga a pedalar muito. É um percurso a alta velocidade e com muita condução e vai requerer foco constante. Isto vai pesar no resultado final”, explica o selecionador nacional de BTT.

A prova de XCO destinada a atletas sub-23 irá encerrar o Campeonato da Europa de BTT no dia 3 de julho. O setor feminino estará em competição entre as 11h00 e as 12h30, ao passo que o setor masculino competirá entre as 14h00 e as 15h30. O selecionador nacional de BTT realça ainda um ponto importante. Este é um circuito que irá garantir espetáculo para o público presente. “Este percurso é relativamente curto e está construído num espaço bastante pequeno. Isto quer dizer que os corredores conseguem quase sempre ver-se uns aos outros, mesmo quando estão em diferentes zonas do percurso. Esta questão acaba também por ser uma vantagem para o público. A corrida torna-se mais emocionante, pois permite que as pessoas estejam sempre a ver os corredores a passar, conseguido acompanhar as provas em várias zonas do percurso”.

Para mais informações sobre o Campeonato da Europa de BTT clique aqui.

©2022 UEC JUNIORS & U23 EUROPEAN CHAMPIONSHIP

Log in with your credentials

Forgot your details?